ONU premia app brasileiro que identifica acessibilidade em estabelecimentos

Acessibilidade: um dos problemas urbanos mais críticos e recorrentes de grandes cidades como São Paulo. Com dificuldade de locomoção ou não, qualquer um percebe a falta de estrutura para que todos consigam se movimentar pelas ruas e estabelecimentos públicos ou privados.

Esse acesso, muita gente não sabe, não se limita às rampas. Há modificações que precisam ser feitas nas portas, nos banheiros, nos balcões, entre outros. Ah! Não podemos nos esquecer que isso tudo junta-se à precariedade dos transportes…

E para as pessoas que dependem disso, descobrir quais locais estão aptos para recebê-las pode ser uma ajuda e tanto. Afinal, quem aguenta ser mal acolhido e sair de lá com a sensação de que foi humilhado?

acessibilidade-app-onu-blog-da-arquitetura

Em meio a tanto problema, Bruno Mahfuz percebeu a urgência de mostrar como os locais estão (ou não) se preparando e criou o aplicativo Guia de Rodas.

O paulistano de 33 anos perdeu os movimentos em um acidente de carro 16 anos atrás. Depois de tanto tempo em cima de uma cadeira de rodas, já tem experiência acerca da falta de informação e exclusão de pessoas com deficiência.

O intuito do app é justamente mostrar aos usuários quais estabelecimentos são ou não são acessíveis, não só para entrar e sair, mas como também para se locomover, na altura das mesas, e tantos outros detalhes que só quem de fato necessita é capaz de perceber.

Um aspecto fundamental do programa é ser colaborativo. São os usuários que avaliam a acessibilidade de um local. Desta forma, todos poderão saber as verdadeiras condições dos lugares.

Vale saber que vira e mexe vemos estabelecimentos dizendo oferecer acessibilidade e estarem dentro da lei, mas que na prática não cumprem tais determinações. O aplicativo surge como uma oportunidade para avaliá-los e modificar essa realidade.

O usuário tem à disposição carinhas tristes, felizes, algumas perguntas para identificar o local, e assim, pode avaliar o grau de acessibilidade dele. Ao todo são quatro pins para mostrar esse nível.

acessibilidade-blog-da-arquitetura

App premiado pela ONU

O aplicativo é, de certa forma, simples. Cada pessoa pode fazer sua parte, dar sua opinião e ajudar umas às outras por meio do sistema nada mirabolante. O impacto na vida de cadeirantes ou quem tem dificuldades de locomoção é gigantesco.

E foi isso que a Organização das Nações Unidos enxergou ao premiar o Guia de Rodas no World Summit Awards – WSA Mobile, na categoria “Inclusão e Empoderamento”. É um incentivo e tanto, não é mesmo?

acessibilidade-app-blog-da-arquitetura

O prêmio parece ainda mais justo quando Bruno lembra que acessibilidade não é só para deficientes, mas para todos. “Ela beneficia todo mundo em diversas fases da vida, seja um idoso, alguém com uma contusão, uma grávida. Nosso mote é ‘uma ideia quando é boa, é boa para todos’”, ele diz.

Funcionando há menos de dois anos, o app não se limita às cidades brasileiras. Ele já oferece avaliações em 700 municípios de 30 países, e o melhor: não tem custo algum para baixá-lo e utilizá-lo. (Hypeness)