5 dicas para a redução nos custos de uma obra

Nos últimos meses, a alta nos preços relativos à construção civil vem fazendo com que as construtoras invistam em novas tecnologias. Quando as construtoras aplicam soluções tecnológicas ou logísticas em suas obras na intenção de evitar desperdícios, o preço final do imóvel diminui e o processo de vendas se torna ainda mais dinâmico. A seguir, confira algumas dicas que podem auxiliar na redução dos custos de uma obra.

1. Conheça novos modelo virtuais de edificação
O software BIM (Building Information Modeling) é um modelo virtual de edificação que possibilita a simulação da construção em todas as suas fases. Esse conceito promete aumentar a qualidade dos projetos, reduzindo prazos, custos e aumentando os lucros.
Atualmente, os arquitetos e engenheiros utilizam um processo linear de planejamento que permite verificar falhas somente na execução da obra. Com o BIM, as empresas experimentam um processo colaborativo e simultâneo, onde é possível verificar os erros e evitar desperdícios.
O BIM transforma todo o projeto em uma composição de objetos pré-modelados, ligados a um modelo único. O software ainda permite integrar projetos de arquitetos e engenheiros, resultando em uma visualização completa da obra.

2. Adote recursos para dispositivos móveis
Uma das novas tendências do mercado é a implementação de aplicativos de gestão de obras nos canteiros. Essas tecnologias permitem conectar o canteiro de obras aos sistemas de gestão. Mesmo off-line, é possível coletar dados para a integração posterior a softwares com a possibilidade de programar períodos de transmissão pré-determinados. Além de substituir os controles manuais, essa novidade é capaz de aumentar a produtividade em até 20%, segundo Auriciane Fachini, gerente geral de engenharia da construtora Sulbrasil.

3. Controle resíduos e entulhos
Com a implementação de um sistema capaz de controlar a quantidade de materiais despejados, as construtoras economizam até 30% nos custos relativos a resíduos e entulhos, segundo o presidente da construtora Melon, de Minas Gerais. Os gastos com materiais de construção – um fator que influi consideravelmente nos altos gastos mensais de uma obra – também podem ser controlados com o uso desse tipo de ferramenta. Além de evitar desperdícios, o sistema também eleva o nível de sustentabilidade da construção.

4. Adote tecnologia verde
A utilização de tecnologias que auxiliam na redução do consumo de água e energia é uma tendência mundial. Essa estratégia, implantada em imóveis residenciais e prédios comerciais, proporciona benefícios tanto para construtoras como para moradores, gerando uma economia de 10% a 15% no valor total da obra.

5. Ofereça suporte após a conclusão da obra
Ferramentas tecnológicas também podem ser de grande ajuda mesmo depois da conclusão da obras, pois elas oferecem a possibilidade de potencializar o serviço de assistência técnica quando o imóvel já estiver em uso. Através delas, é possível controlar do fluxo de solicitações e solucionar os problemas em um curto período de tempo, reduzindo transtornos, custos desnecessários e verificando a necessidade de algum reparo.