Os tubos de concreto têm várias funções dentro do trabalho de escoamento de água, sendo parte importante na hora de construir redes de captação pluvial e sistemas de esgoto.

Existem vários usos para os tubos de concreto, e diversos tipos recomendados para cada situação.

Conheça agora as nomenclaturas e informações importantes sobre os tubos de concreto:

 

REDES DE CAPTAÇÃO PLUVIAL

Redes pluviais são redes independentes dos sistemas e galerias de esgotos que servem para a captação da água da chuva, como seu nome indica. Essa água é tratada pela empresa responsável de cada cidade.

As nomenclaturas para os tubos de concreto das redes pluviais são as seguintes:

PS 1: Essa nomenclatura designa os tubos de concreto sem armação que, dentro de um conjunto de diâmetros entre 200mm e 600mm, possuem carga de resistência mínima à ruptura que varia de 16 kN/m a 24 kN/m (unidade usada para medir a pressão).

PS 2: Já essa nomenclatura procura designar os tubos de concreto sem armação que, dentro desse mesmo conjunto, possuem carga mínima variando de 24 a 36 kN/m.

Tubos de concreto armado: Esses tubos já alcançam um diâmetro maior, podendo chegar até 2000mm. As nomenclaturas são PA 1, PA 2, PA 3 e PA 4 que variam de acordo com o tamanho, sendo que cada uma delas possui uma carga mínima de fissura e ruptura diferente, dependendo do seu diâmetro.

 

REDES DE ESGOTO

As nomenclaturas são:

EA: Denomina os tubos de concreto sem armação que possuem junta elástica na intersecção com outras peças. Seu diâmetro pode variar de 200mm a 600mm, sendo que a carga mínima de resistência à ruptura varia entre 36 kN/m a 54 kN/m.

EA 2, EA 3 e EA 4: Denominam os tubos de concreto armado com junta elástica. Seu diâmetro pode variar de 300mm a 2000mm, sendo que a carga mínima também varia de acordo com o tipo do tubo de concreto e o seu diâmetro.

 

Quer saber mais sobre tubos de concreto? Deixe seu comentário aqui ou entre em contato conosco.

Anápolis

(62) 3316 1599

Ap. de Goiânia

(62) 3283 6838

Goiânia

(62) 3945 6838