Você sabia que o Brasil está entre os dez países mais premiados dos segmentos da arquitetura e do design? Atualizada em 2016, a lista do World Design Rankings colocou o país à frente de potências como a Alemanha (10ª posição) e a Coreia do Sul (12ª colocação), além de torná-lo o único país latino-americano no Top 10.

Segundo o ranking, o Brasil soma 102 prêmios, sendo, na ordem de relevância, 7 de platina, 22 de ouro, 30 de prata, 22 de bronze e 21 de ferro. O top 5 com os profissionais brasileiros mais premiados conta com nomes como o estúdio Mula Preta Design (14 prêmios), a arquiteta Fernanda Marques (11), o designer gráfico Marcelo Lopes (9), o arquiteto Marcelo Kogan, do Studio MK27 (6) e a Brazil & Murgel Contemporary Jewelry (5).

Na liderança geral do ranking, os Estados Unidos são mencionados como a nação com o maior número de prêmios de design e arquitetura. Em seguida aparecem Turquia, China, Hong Kong, Taiwan, Itália, Grã Bretanha e Japão.

Saiba mais sobre alguns deles abaixo:

Reis do Design

Nos últimos anos, o Mula Preta Design ganhou destaque na mídia brasileira e internacional, com peças contemporâneas de design arrojado, como o pebolim Pulse, a mesa Ping X Pong e as poltronas Basquete e Duna.

brasil_01_blog-da-arquitetura

Pebolim Pulse (Foto: Mula Preta Design)

Mesa Ping X Pong (Foto: Mula Preta Design)

Mesa Ping X Pong (Foto: Mula Preta Design)

brasil_05_blog-da-arquitetura

Poltrona Basquete (Foto: Mula Preta Design)

Poltrona Duna (Foto: Mula Preta Design)

Poltrona Duna (Foto: Mula Preta Design)

Fora do eixo Rio-São Paulo, o estúdio está localizado em Natal, no Rio Grande do Norte, e é comandado pelo designer André Gurgel e pelo arquiteto Felipe Bezerra.

Arquitetura com arte

Dona de um estilo inconfundível, que incorpora o contemporâneo, o clean e o minimalista, Fernanda Marques comanda há mais de 25 anos o escritório de arquitetura que leva o seu nome. No design de interiores, ela faz questão de destacar seu gosto por artes e pelo design, com peças que conferem personalidade aos ambientes.

Casa de Praia em Parati (Foto: Demian Golovaty)

Casa de Praia em Parati (Foto: Demian Golovaty)

 

Duplex Malibu, em São Paulo (Foto: Romulo Fialdini)

Duplex Malibu, em São Paulo (Foto: Romulo Fialdini)

brasil_08_blog-da-arquitetura

(Blog da Arquitetura)