Pisos drenantes são aqueles que facilitam a permeabilidade da água no solo. Hoje existem muitas opções no mercado, já que a ideia de tornar os solos das cidades cada vez mais permeáveis, evitando enchentes e alagamentos, se difundiu entre arquitetos, urbanistas e tambéimg_1_32_511m entre cidadãos comuns.

Aplicados em áreas externas como jardins, calçadas, ou garagens com esse intuito em geral, os pisos drenantes são antiderrapantes e não pedem mão-de-obra especializada, mas apenas um pouco de conhecimento para serem aplicados.

Confira algumas opções de piso drenante:

  • Os pisos feitos de compostos de concreto e fibras naturais (mais comuns) e que vêm em placas pré moldadas são bastante resistentes, além de tem um bom custo benefício. Absorvem até 90% da água sobre a sua superfície;
  • Também como opção ecológica, existem os pisos feitos de pneu reciclado, 100% permeáveis, e que podem ser utilizados em calçadas, cainhos, pistas de corrida, beiras de piscina e áreas de recreação infantil pela sua propriedade resiliente. Esse é um piso monolítico, sem rejunte ou emendas;
  • Por último, a opção já mais conhecida e antiga de pisos drenantes são as placas de Concregrama/Pisograma  cuja principal função é manter a permeabilidade da grama protegendo-a contra o esmagamento em áreas com tráfego de veículos, como garagens e caminhos. (Casos de Casa)