Atualmente, vivemos a cultura do descarte e isso ocorre com os itens de uma casa também, dos eletrodomésticos aos celulares e móveis, devido às facilidades de compra e de pagamento, não temos mais o hábito de recuperar um objeto. Mas, muitas vezes, acabamos perdendo a oportunidade de economizar, apenas consertando um item.

Com os móveis antigos também existe essa possibilidade, de recuperação. Os benefícios de se recuperar um móvel antigo estão na qualidade deles, que, geralmente, são produzidos com madeira muito resistente e também na beleza, pois eles costumam ter um designer elegante.

Como exemplo de móveis que podem ser restaurados citamos: guarda-roupas, cômodas, cristaleiras, bancos, criados mudos, aparadores, prateleiras, estantes. Eles podem compor um ambiente e trazer muito charme para sua decoração.

Como parte do processo de restauração, os móveis são lixados; quando há desgastes, recebem camadas de massa de acabamento para madeira; parafusos são ajustados, recebem camadas de tinta, às vezes, até uma tinta mais colorida como o rosa ou o roxo, que conferem um visual mais descontraído, puxadores são trocados por novos, vidros, espelhos, podem ser trocados também. A pintura em pátina também pode se usada nesse tipo de móvel.

As características da restauração vão depender também do estilo e gosto de quem vai usar o móvel. Eles podem ser apenas envernizados ou podem ganhar novas cores.

Antes de descartar seu móvel antigo, procure por um profissional, um marceneiro ou artesão. Atualmente, há no mercado profissionais especializados em restaurar móveis antigos. Se você não tiver um móvel antigo para restaurar, talvez, seja uma opção garimpar nos pregões à procura de um móvel que possa ser restaurado e compor um ambiente que você gosta.

A Vibracom deseja que a sua casa seja sempre aconchegante e tenha todas as características que você mais gosta. A nossa dica é não descartar os móveis antes de se averiguar o que pode ser feito com eles e como vale a pena recupera-los. Para ter uma casa bonita e com qualidade, invista também nos artefatos de concreto pré-moldados da Vibracom.