A escolha de estratégias pode interferir diretamente no resultado de uma construção. Para que você possa aproveitar ao máximo as possibilidades de sucesso de uma obra, algumas ações são essenciais.

  • Para o início da obra, é importante a avaliação do terreno, a partir do espaço os profissionais conseguem dar início à criação da planta.  A análise também é essencial para que sejam observadas as melhores formas de aproveitamento do local e da iluminação ambiente (a luz solar).
  • Já a avaliação dos custos é mais uma ação necessária para se promover uma construção. Com o levantamento de custos, consegue-se organizar melhor. É preciso fazer esse orçamento tanto dos materiais quanto da mão de obra.
  • Ao mesmo tempo em que promover uma pesquisa de preços, a análise da qualidade do material também é fundamental. A construção é um bem de longa duração sendo que a qualidade é um dos fatores primordiais . Invista na boa qualidade do material, principalmente no alicerce da construção.
  • Se a qualidade do produto é importante, a qualidade da mão de obra também é. Antes de contratar, busque indicação, avalie o perfil profissional de quem será contratado, procure por informações, peça referências.
  • Outra ação importante para evitar desgastes futuros é seguir as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis. A prefeitura tem suas regras definidas para construções. Um documento importante a ser obtido junto à prefeitura é o Alvará de Construção, que deve permanecer na obra.
  • Geralmente, o engenheiro fica responsável pelos procedimentos relacionados ao Alvará da Construção. Esse profissional é muito importante para a obra também porque ele será responsável por avaliar o espaço e definir a melhor forma de aproveitá-lo, pelo planejamento da obra e criação da planta.
  • Uma estratégia especial para obter resultados mais aproximados de sua expectativa em relação ao resultado dos cômodos e design deles é conversar bastante com o arquiteto.