Já pensou em decorar e ao mesmo tempo organizar o quarto das crianças? Nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixar o cantinho dos seus pequenos mais bonito e aconchegante e ainda aproveitar melhor o espaço.

Para essa missão, você vai precisar de nichos, baús, cestos e caixas de organização. Itens acessíveis assim fazem a diferença na hora de colocar no lugar até mesmo os objetos e roupas do quarto das crianças.

E como a gente gosta de boas notícias, aqui vai mais uma. Usando esses itens como aliados, é possível incentivar com que a própria criança desenvolva hábitos de organização.

Caixa Organizadora:

Para evitar brinquedos espalhados pelo chão ou pela cama, separe caixas organizadoras para guarda-los. Você pode escolher a cor das caixas de acordo com a decoração do quarto ou até mesmo criar a própria caixa organizadora com a ajuda das crianças, usando caixas de papelão e decorando com papel do tema preferido dos seus filhos.

E que tal incentivar meninos e meninas com uma regrinha básica? Brincou, guardou! Depois da diversão, é só colocar os objetos em seus devidos lugares, ou seja, nas caixas.

Nichos:

Os nichos são peças aliadas em diferentes ambientes e cumprem muito bem o papel de organizar e decorar. A gente aposta que aquele super-herói bonitão vai ficar muito bem em um lugar de destaque no nicho.

Essas peças de organização podem ser usadas também para guardar os livros e até para acomodar os materiais de estudo. Para dar um toque mais legal, aproveita e coloca um porta-retratos com a foto preferida da criança no nicho.

Meninas que gostam de maquiagem específica para a idade delas podem ter também uma penteadeira improvisada com nichos. O resultado é um charme só. Separe um pufe ou uma cadeira da altura da criança, fixe muito bem um espelho na parede, levando em conta a altura da cadeira, escolha o nicho e coloque-o abaixo do espelho e sobre o nicho coloque as maquiagens e produtos indicados para a idade.

Deixe a criança usar a criatividade dela para dar o arremate na decoração da penteadeira, indique que ela pode acrescentar um brinquedo, um tapete de pelúcia por baixo do pufe ou da cadeira.

Cesto:

O lugar de roupa suja deve ser o cesto de roupa suja, não é mesmo? Então, vamos separar um cesto específico para isso e estabelecer como tarefa para que os pequenos coloquem as peças de roupa exatamente no cesto.

Baú:

O baú vai ter a mesma função da caixa organizadora. Ele também funciona como um objeto de decoração e a gente pode até incentivar a criança a guardar os brinquedos diretamente no baú, fazendo uma associação lúdica com tesouro.

Mais dicas:

Um quarto decorado é o grande desejo tanto das crianças quanto dos pais, mas uma das principais necessidades nesse cômodo é deixar espaços livres para que as crianças se movimentem. Então avalie os espaços, confira as medidas antes de disponibilizar os móveis.

Como as crianças crescem de forma rápida e muitas vezes o brinquedo deixa de fazer sentido dependendo da idade e as roupas deixam de servir, verifique se há objetos e vestimentas que não estão mais em uso e separe para doação ou para fazer um bazar e assim serão conquistados até novos espaços  no ambiente.

Tudo no lugar?  Sobra até mais disposição e espaço para decorar melhor ainda o quarto. Invista nos quadros infantis de acordo com a faixa etária. Eles ficam bem na parede ou nos nichos. Faça uma combinação com porta-retratos brincando com os tamanhos das peças.

As almofadas personalizadas podem dar um toque de conforto no ambiente e combinar com a decoração. Elas são versáteis e podem ser escolhidas de acordo com a idade, conquistando desde os mais novinhos aos que já se consideram quase adultos e são cheios de estilo.

Na hora de construir:

E para você que está construindo e já pensando no quarto das crianças que tal conhecer mais sobre os artefatos de concreto pré-moldados, que são excelentes para segurança, aproveitamento de espaço e agilidade.