Para garantir mais aproveitamento do tempo durante uma construção, um passo básico, mas essencial é contratar mão de obra qualificada para a execução do serviço. Pode até ser clichê essa informação, mas muitas vezes na tentativa de economizar as pessoas acabam contratando mão de obra sem experiência ou especialização e que por consequência não vai ter a mesma expertise para conduzir o serviço com a agilidade necessária.

Na prefeitura da cidade onde a construção será realizada, verifique quais são os documentos necessários e providencie todos, assim a obra vai ficar livre de possíveis embargos, que nesse caso significam novos gastos com multas e atrasos.

Outra ação super importante é fazer todo o planejamento e ter o orçamento bem definido, para evitar que a obra fique parada por falta de material e outros entraves. Opte por produtos de qualidade, afinal você está investindo em um bem de longa duração.

Um grande aliado da agilidade na obra é artefato de concreto pré-moldado. Esse tipo de material já chega ao canteiro preparado, bastando apenas que seja feita a montagem. Como os pré-moldados são padronizados por normas estabelecidas pela ABNT o resultado é mais precisão durante a execução.

Artefatos como o paver, que são um tipo de pavimento que funciona por encaixe, permitem uma fácil montagem e ganho de produtividade. Os blocos de concreto oferecem mais alinhamento devido ao fato de chegarem padronizados da fábrica. As telhas de concreto também proporcionam rápida execução do serviço. As lajes protendidas são perfeitas para espaços com grandes vãos e redução do uso de escoras, suportando cargas mais pesadas.

O uso dos pré-moldados também oferece vantagens como redução do consumo de outros materiais como concreto e ainda a redução da quantidade de entulhos, já que eles são padronizados fora do canteiro de obras.

Verifique também se todas as ferramentas necessárias para a obra estão funcionando perfeitamente, como as enxadas, os carrinhos, os vergalhões. Analise ainda se os trabalhadores fazem o uso corretamente dos Equipamentos de Proteção Individual e se esses oferecem o conforto necessário, pois usar uma botina que incomoda por exemplo pode tirar parte da atenção do trabalhador.

Seguindo etapas simples, é possível otimizar o tempo de obra, que muitas vezes representa também mais economia, dois grandes objetivos de quem está construindo. Entrega rápida e com mais aproveitamento do custo-benefício.