A forma de lidar com os resíduos de uma construção é algo que exige muito cuidado para evitar problemas e resguardar a população e a natureza de impactos ambientais.

 

Esses resíduos podem ser classificados de diferentes maneiras, de acordo com a Conama Nº 307/2002, que funcionam de acordo com as possibilidades de reuso e reciclagem.

 

São eles:


Classe A

Resíduos recicláveis e passíveis de reutilização provenientes de construção, demolição, reformas e reparos de edificações, pavimentação e raspagem de ruas, de obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, além de tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto.

Classe B

Resíduos recicláveis formados por plásticos, papéis, metais, vidros e madeiras em geral, incluindo gesso.

Classe C

Resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis para recuperação ou reciclagem.

Classe D

Resíduos perigosos oriundos do processo da construção, como tintas, solventes, óleos, amianto, produtos de demolições, reformas e reparos em clínicas radiológicas, instalações industriais e outras.

Formas de descartar os resíduos:

 

– Coleta domiciliar convencional

Possui o limite de 50kg de entulhos por dia por imóvel e estes devem estar propriamente fragmentados e acondicionados. Acima dessas quantidades, o próprio gerador deve providenciar a remoção mediante contratação de empresas cadastradas pela administração municipal, que comprovam a correta destinação dos resíduos.

 

– Reciclagem

 

Normalmente, as prefeituras possuem um espaço para a coleta desses materiais que serão destinados à reciclagem, sendo que o responsável pela construção organiza apenas o transporte. Em alguns municípios a prefeitura disponibiliza Usinas de Reciclagem para esta finalidade e a separação também fica por sua conta.

 

– Caçambas

As empresas que oferecem as caçambas são responsáveis por realizar o transporte para as áreas indicadas pela prefeitura, tudo o que a construtora precisa fazer é fiscalizar esse descarte.


– Contratar uma empresa transportadora

Assim como a maioria dos serviços, esse é um serviço pago. É importante se informar sobre empresas de transporte de resíduos licenciadas, como caçambas e outros, quando necessário. Verifique a lista de empresas cadastradas na prefeitura da sua cidade.