Como é bom ter um cantinho com plantas, independente se for um jardim, um terraço ou se você separar um espaço na sua casa mesmo para manter o contato com a natureza. O hobby de cuidar de plantinhas pode ser muito prazeroso.

E para te inspirar a Vibracom trouxe algumas dicas bem simples que servem tanto para quem já tem um jardim ou para quem está pensando em ter um, mesmo que seja adaptado em um espaço pequeno.

Pedras:

Preparar um caminho de pedras pode ser uma opção acessível e que vai dar aquele charme seja para o seu jardim ou para o corredor da sua casa.

Você pode separar também um espaço na área para criar o seu ambiente com plantas, depois, basta espalhar vasos sobre as pedras.

Uma dica para manter as pedras limpas é colocar uma manta sobre a terra. É possível encontrar esse tipo de manta em lojas de jardinagem.

Outra dica é brincar com as cores das pedras, por exemplo, você pode usar aquelas pedrinhas brancas fazendo uma parte do caminho e as pedras maiores e meio amarronzadas ao lado, fazendo uma outra faixa.

Madeira:

A madeira combina com diversas decorações, inclusive com as plantas, aliás, elas fazem parte da mesma família, né?

Ela pode também dar um charme praquele ambiente com as pedras, fazendo uma bonita composição. Uma dica é usar tábuas de madeira como base para os vasos, você vai gostar do resultado.

Grade antiga:

Tem uma grade sobrando por aí, que era do portão ou de alguma janela, e você está esperando para descartar? Que tal reaproveitar esse item no jardim?

Se estiver meio enferrujada, primeiro limpe com uma lixa para ferro e invista em uma tinta esmalte. Depois de seca, fixe bem na parede e pendure vasos com plantas pendentes.

Banco:

E se tiver um banco de madeira deixado de lado, pega ele para aproveitar no jardim também. Pode ser aquele banco mais baixinho ou mais alto e pode ser aquele mais comprido também, nesse último, cabem mais vasos, é só fazer a sua combinação preferida.

Paver:

O paver é um pavimento prático de instalar, antiderrapante, de fácil escoamento da água da chuva e que também vai compor muito bem o jardim. Com modelos e cores diferentes, você pode escolher o que mais vai ficar bonito no ambiente.

Concregrama:

E um dos itens que mais tem a ver com o jardim é a grama, não é mesmo? Para preservá-la, que tal investir no concregrama, que também é muito prático de instalar e tem como função proteger a grama.